O envio de SMS é uma das ferramentas mais eficazes para comunicação direta com seus clientes. Na Repediu, você pode criar campanhas de SMS de forma prática e eficiente. Neste artigo, explicaremos como funcionam os envios, os custos envolvidos e como criar sua própria campanha em alguns passos simples.
Quanto custa o envio de SMS pela Repediu?
Antes de iniciar uma campanha, você precisa garantir que sua conta tenha créditos suficientes para cobrir o custo dos disparos. Para saber mais sobre os custos de créditos, fale com o nosso time.
Como os envios são realizados?
Automação e Segmentação: Os envios são automáticos e direcionados para a segmentação de público que você definir. Por exemplo, você pode optar por enviar mensagens para:
Clientes Campeões
Clientes Perdidos
Ou ainda criar um grupo específico com base em critérios próprios.
Disparos Instantâneos: Assim que a campanha é ativada, as mensagens são enviadas imediatamente para todos os contatos da segmentação escolhida, até que:
Todos os destinatários recebam o SMS; ou
Os créditos sejam esgotados.
Passo a passo para criar uma campanha de SMS
Agora vamos criar as campanhas SMS e automatizar toda a comunicação com os clientes.
Adicione créditos à sua conta
Clique na foto do seu perfil no canto superior direito e selecione a opção “Créditos”.
Na tela de créditos, insira o valor que deseja investir (valor mínimo: R$ 75).
Clique em “Gerar Fatura” e escolha a forma de pagamento (Pix ou boleto).
Após o pagamento, aguarde os créditos caírem na conta. Para verificar o saldo, volte à área de créditos.
Configure sua campanha de SMS
No menu esquerdo, acesse “Marketing” e clique em “Campanhas”.
Na tela de campanhas, clique em “Nova Campanha”.
E escolha o canal de comunicação SMS
Vamos construir uma campanha automática. Informe os campos:
1 - Nome da campanha: Aqui você define um nome para sua campanha;
2 - Horários de envio das mensagens: Aqui você define os horários de envio das mensagens dessa campanha;
3 - Investimento: Aqui você define/cria cupons de desconto caso sejam necessários
4 - Audiência: Aqui você define os segmentos que deseja enviar a campanha (segmento é o grupo de clientes);
5 - Anúncio: Aqui você irá abrir outra tela e definir a comunicação que será enviada para os clientes;
6 - Limite de Mensagens: Aqui você poderá definir a quantidade máxima de mensagens que serão enviadas. Assim, por mais que tenha uma quantidade créditos disponíveis, quando número de mensagens enviadas chegar ao limite que você definir, a campanha irá parar de enviar mensagens automaticamente.
Definindo os dias e horários de envio das mensagens;
Segue abaixo os passos para definir os dias e horários de envio, bem como o controle de ruído e a regra de renitência;
1. Selecione os dias de envio da campanha;
2. Defina os horários de envio das campanhas;
3. Este botão serve para copiar na linha correspondente o horário da linha acima;
4. Defina o período do controle de ruído [Depois de quantos dias o mesmo cliente recebe está campanha novamente - repetição da campanha aos clientes que já a receberam];
5. Defina a regra de renitência [Quantas tentativas de induzir o cliente a (comprar) o sistema vai fazer, ou seja, quantas vezes o cliente vai receber esta campanha enquanto ela estiver ativa];
6. Por fim, clique em voltar, não se preocupe as configurações que acabou de fazer estão salvas, nesta campanha;
O próximo passo é definir os segmentos;
1. Clique na opção de segmentos;
2. Selecione um ou mais segmentos desejados;
Em seguida, definimos a mensagem que vai ser enviada na campanha;
Desenvolva ou cole a mensagem que será enviada pela campanha (texto). Além disso, é possível adicionar TAGS nas mensagens:
[nome_cliente]: Esta TAG busca o nome do cliente e mostra nas mensagens (O nome é personalizado para cada cliente);
[link_app_site]: Essa TAG busca o link do seu cardápio em (Ajustes -> (*) Url do seu cardápio/site de pedidos) e mostra na mensagem;
[empresa_nome]: Essa TAG busca o nome da empresa em (Ajustes -> Nome da Empresa).
E por fim, basta finalizar a criação da campanha, clicando no botão Criar campanha;
E pronto! Suas mensagens irão começar a enviar de acordo com o dia/horário configurado na campanha.
Após criada, você pode acompanhar a performance das suas campanhas na mesma tela.
É importante que você acompanhe seus indicadores e faça os ajustes necessários nas campanhas para melhorar a taxa de conversão.
💲 Precificação
Aviso sobre os limites de caracteres no envio de SMS
Uma mensagem SMS é precificada de acordo com os seguintes critérios:
Mensagens sem acentos ou caracteres especiais:
Até 160 caracteres - R$ 0,12 por mensagem enviada.
Acima de 160 caracteres: A mensagem será automaticamente dividida em partes de até 152 caracteres, com o custo de R$ 0,12 para cada parte.
Exemplo:
Mensagem com 200 caracteres (sem acento ou caracteres especiais):
Primeira parte: 152 caracteres = R$ 0,12.
Segunda parte: 48 caracteres (conta como mais uma mensagem) = R$ 0,12.
Total: R$ 0,24.
Mensagens com acentos ou caracteres especiais:
Até 70 caracteres: Tarifação de R$ 0,12 por mensagem enviada.
Acima de 70 caracteres: A mensagem será automaticamente dividida em partes de até 67 caracteres, com o custo de R$ 0,12 para cada parte.
Exemplo:
Mensagem com 100 caracteres contendo acentos ou emojis:
Primeira parte: 67 caracteres = R$ 0,12.
Segunda parte: 33 caracteres (conta como mais uma mensagem) = R$ 0,12.
Total: R$ 0,24.
Mensagens com uso de tags (personalização):
Ao personalizar mensagens com tags, como o nome do cliente, nomes que possuem acentos ou caracteres especiais (ex.: “João”) podem afetar o limite de caracteres e aumentar o custo.
Exemplo:
Copy: “Ola [nome_cliente], somos da Pizzaria Italiana e temos ofertas especiais para voce! Acesse agora: www.exemplo.com"
Se seu cliente se chamar "João", por exemplo, sua mensagem terá caracteres especiais.
Mensagem final: “Ola João, somos da Pizzaria Italiana e temos ofertas especiais para voce! Acesse agora: www.exemplo.com " (113 caracteres).
Resultado: A mensagem será dividida em 2 partes:
Primeira parte: 67 caracteres = R$ 0,12.
Segunda parte: 46 caracteres = R$ 0,12.
Custo total: R$ 0,24.
Caso tenha ficado qualquer dúvida durante o processo, basta entrar em contato com nossa equipe de atendimento através do Chat, dentro da plataforma REPEDIU.