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Campanhas – SMS

Crie campanhas SMS e deixe-as trabalhando de forma automática

Paulo Toledo avatar
Escrito por Paulo Toledo
Atualizado há mais de 3 meses

O envio de SMS é uma das ferramentas mais eficazes para comunicação direta com seus clientes. Na Repediu, você pode criar campanhas de SMS de forma prática e eficiente. Neste artigo, explicaremos como funcionam os envios, os custos envolvidos e como criar sua própria campanha em alguns passos simples.

Quanto custa o envio de SMS pela Repediu?

  • Antes de iniciar uma campanha, você precisa garantir que sua conta tenha créditos suficientes para cobrir o custo dos disparos. Para saber mais sobre os custos de créditos, fale com o nosso time.

Como os envios são realizados?

  • Automação e Segmentação: Os envios são automáticos e direcionados para a segmentação de público que você definir. Por exemplo, você pode optar por enviar mensagens para:

    • Clientes Campeões

    • Clientes Perdidos

    • Ou ainda criar um grupo específico com base em critérios próprios.

  • Disparos Instantâneos: Assim que a campanha é ativada, as mensagens são enviadas imediatamente para todos os contatos da segmentação escolhida, até que:

    • Todos os destinatários recebam o SMS; ou

    • Os créditos sejam esgotados.

Passo a passo para criar uma campanha de SMS

Agora vamos criar as campanhas SMS e automatizar toda a comunicação com os clientes.

Adicione créditos à sua conta

  1. Clique na foto do seu perfil no canto superior direito e selecione a opção “Créditos”.

  2. Na tela de créditos, insira o valor que deseja investir (valor mínimo: R$ 75).

  3. Clique em “Gerar Fatura” e escolha a forma de pagamento (Pix ou boleto).

  4. Após o pagamento, aguarde os créditos caírem na conta. Para verificar o saldo, volte à área de créditos.

Configure sua campanha de SMS

  1. No menu esquerdo, acesse “Marketing” e clique em “Campanhas”.

  2. Na tela de campanhas, clique em “Nova Campanha”.

  3. E escolha o canal de comunicação SMS

  4. Vamos construir uma campanha automática. Informe os campos:

1 - Nome da campanha: Aqui você define um nome para sua campanha;

2 - Horários de envio das mensagens: Aqui você define os horários de envio das mensagens dessa campanha;

3 - Investimento: Aqui você define/cria cupons de desconto caso sejam necessários

4 - Audiência: Aqui você define os segmentos que deseja enviar a campanha (segmento é o grupo de clientes);

5 - Anúncio: Aqui você irá abrir outra tela e definir a comunicação que será enviada para os clientes;

6 - Limite de Mensagens: Aqui você poderá definir a quantidade máxima de mensagens que serão enviadas. Assim, por mais que tenha uma quantidade créditos disponíveis, quando número de mensagens enviadas chegar ao limite que você definir, a campanha irá parar de enviar mensagens automaticamente.


Definindo os dias e horários de envio das mensagens;


Segue abaixo os passos para definir os dias e horários de envio, bem como o controle de ruído e a regra de renitência;

1. Selecione os dias de envio da campanha;

2. Defina os horários de envio das campanhas;

3. Este botão serve para copiar na linha correspondente o horário da linha acima;

4. Defina o período do controle de ruído [Depois de quantos dias o mesmo cliente recebe está campanha novamente - repetição da campanha aos clientes que já a receberam];

5. Defina a regra de renitência [Quantas tentativas de induzir o cliente a (comprar) o sistema vai fazer, ou seja, quantas vezes o cliente vai receber esta campanha enquanto ela estiver ativa];

6. Por fim, clique em voltar, não se preocupe as configurações que acabou de fazer estão salvas, nesta campanha;

O próximo passo é definir os segmentos;

1. Clique na opção de segmentos;

2. Selecione um ou mais segmentos desejados;

Em seguida, definimos a mensagem que vai ser enviada na campanha;

Desenvolva ou cole a mensagem que será enviada pela campanha (texto). Além disso, é possível adicionar TAGS nas mensagens:

  • [nome_cliente]: Esta TAG busca o nome do cliente e mostra nas mensagens (O nome é personalizado para cada cliente);

  • [link_app_site]: Essa TAG busca o link do seu cardápio em (Ajustes -> (*) Url do seu cardápio/site de pedidos) e mostra na mensagem;

  • [empresa_nome]: Essa TAG busca o nome da empresa em (Ajustes -> Nome da Empresa).

E por fim, basta finalizar a criação da campanha, clicando no botão Criar campanha;

E pronto! Suas mensagens irão começar a enviar de acordo com o dia/horário configurado na campanha.

Após criada, você pode acompanhar a performance das suas campanhas na mesma tela.

É importante que você acompanhe seus indicadores e faça os ajustes necessários nas campanhas para melhorar a taxa de conversão.


💲 Precificação

Aviso sobre os limites de caracteres no envio de SMS

Uma mensagem SMS é precificada de acordo com os seguintes critérios:

  1. Mensagens sem acentos ou caracteres especiais:

    • Até 160 caracteres - R$ 0,12 por mensagem enviada.

    • Acima de 160 caracteres: A mensagem será automaticamente dividida em partes de até 152 caracteres, com o custo de R$ 0,12 para cada parte.

    Exemplo:

    • Mensagem com 200 caracteres (sem acento ou caracteres especiais):

      • Primeira parte: 152 caracteres = R$ 0,12.

      • Segunda parte: 48 caracteres (conta como mais uma mensagem) = R$ 0,12.

      • Total: R$ 0,24.

  2. Mensagens com acentos ou caracteres especiais:

    • Até 70 caracteres: Tarifação de R$ 0,12 por mensagem enviada.

    • Acima de 70 caracteres: A mensagem será automaticamente dividida em partes de até 67 caracteres, com o custo de R$ 0,12 para cada parte.

    Exemplo:

    • Mensagem com 100 caracteres contendo acentos ou emojis:

      • Primeira parte: 67 caracteres = R$ 0,12.

      • Segunda parte: 33 caracteres (conta como mais uma mensagem) = R$ 0,12.

      • Total: R$ 0,24.

  3. Mensagens com uso de tags (personalização):

    • Ao personalizar mensagens com tags, como o nome do cliente, nomes que possuem acentos ou caracteres especiais (ex.: “João”) podem afetar o limite de caracteres e aumentar o custo.

      Exemplo:

      • Copy: “Ola [nome_cliente], somos da Pizzaria Italiana e temos ofertas especiais para voce! Acesse agora: www.exemplo.com"

      • Se seu cliente se chamar "João", por exemplo, sua mensagem terá caracteres especiais.

      • Mensagem final: “Ola João, somos da Pizzaria Italiana e temos ofertas especiais para voce! Acesse agora: www.exemplo.com " (113 caracteres).

      • Resultado: A mensagem será dividida em 2 partes:

        • Primeira parte: 67 caracteres = R$ 0,12.

        • Segunda parte: 46 caracteres = R$ 0,12.

        • Custo total: R$ 0,24.


Caso tenha ficado qualquer dúvida durante o processo, basta entrar em contato com nossa equipe de atendimento através do Chat, dentro da plataforma REPEDIU.


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