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Campanhas

Crie campanhas e deixe-as trabalhando de forma automática

Willians Camilo Paulino avatar
Escrito por Willians Camilo Paulino
Atualizado há mais de 3 meses

WhatsApp conectado? Agora vamos criar as campanhas e automatizar toda a comunicação com os clientes.

Caso ainda não tenha conectado seu WhatsApp, clique aqui.

Vá no menu lateral esquerdo em Marketing > Campanhas

No canto superior direito ou no meio da tela, clique em [ + Criar nova campanha ]

E escolha o canal de comunicação WhatsApp

Vamos construir uma campanha automática.

Informe os campos:

  • 1 - Nome da campanha: Aqui você define um nome para sua campanha;

  • 2 - Horários de envio das mensagens: Aqui você define os horários de envio das mensagens dessa campanha;

  • 3 - Segmentos: Aqui você define os segmentos que deseja enviar a campanha (segmento é o grupo de clientes);

  • 4 - WhatsApp: Aqui você define o número de WhatsApp que vai enviar as campanhas (esta opção você seleciona um dos WhatsApps da sua empresa);

  • 5 - Mensagem enviada nas campanhas: Aqui você utiliza as TAGS para personalizar a mensagem de texto que é enviada a seus clientes;

  • 6 - Imagem enviada nas campanhas: Aqui você seleciona a imagem que vai ser enviada nesta campanha, juntamente com a mensagem;

  • 7 - Envio da campanha de (TESTE): Aqui você pode fazer um envio de teste antes de criar a campanha;

  • 8 - Botão de criar a campanha: Ao revisar as informações acima, clique em criar campanha e sua campanha vai estar criada;


Definindo os dias e horários de envio das mensagens;

Segue abaixo os passos para definir os dias e horários de envio, bem como o controle de ruído e a regra de renitência;

  1. Selecione os dias de envio da campanha;

  2. Defina os horários de envio das campanhas;

  3. Este botão serve para copiar na linha correspondente o horário da linha acima;

  4. Defina o período do controle de ruído [Depois de quantos dias o mesmo cliente recebe está campanha novamente - repetição da campanha aos clientes que já a receberam];

  5. Defina a regra de renitência [Quantas tentativas de induzir o cliente a (comprar) o sistema vai fazer, ou seja, quantas vezes o cliente vai receber esta campanha enquanto ela estiver ativa];

  6. Por fim, clique em voltar, não se preocupe as configurações que acabou de fazer estão salvas, nesta campanha;

O próximo passo é definir os segmentos;

  1. Clique na opção de segmentos;

  2. Selecione um ou mais segmentos desejados;

Agora definimos qual dos números de WhatsApp desejamos utilizar para enviar esta campanha;

Em seguida, definimos a mensagem e a imagem que vai ser enviada na campanha;

  1. Desenvolva ou cole a mensagem que será enviada pela campanha (texto), caso precisar de ajuda com as TAGS de personalização, clique aqui;

  2. Selecione a imagem que será enviada pela campanha;

Atenção: O tamanho máximo permitido das imagens deve ser de 1080x1080 px podendo pesar 2MB

Como o exemplo abaixo:

Como auxílio para a mensagem você pode utilizar as TAGS de personalização;

  • [nome_cliente]: Esta TAG busca o nome do cliente e mostra nas mensagens (O nome é personalizado para cada cliente);

  • [endereco_cliente]: Essa TAG busca o endereço do cliente e mostra na mensagem;

  • [produto_preferido]: Essa TAG busca o produto preferido do cliente e mostra na mensagem;

  • [produto_combinacao_preferida]: Essa TAG busca o produto preferido + adicionais preferidos do cliente e mostra na mensagem;

  • [sabor_preferido]: Essa TAG busca o sabor preferido do cliente e mostra na mensagem;

  • [adicional_preferido]: Essa TAG busca o adicional preferido do cliente e mostra na mensagem;

  • [link_app_site]: Essa TAG busca o link do seu cardápio em (Ajustes -> (*) Url do seu cardápio/site de pedidos) e mostra na mensagem;

  • [empresa_nome]: Essa TAG busca o nome da empresa em (Ajustes -> Nome da Empresa);

  • [descadastro]: Essa TAG adiciona na campanha o texto informando a palavra para descadastro (Se por caso, não desejar mais receber mensagens, digite SAIR.);

  • [cupom_nome]: Essa TAG busca o nome do cupom (apenas para integrações que liberaram a opção de cupom);

  • [cupom_desconto]: Essa TAG busca a descrição do cupom (apenas para integrações que liberaram a opção de cupom);

Caso precise TESTAR a campanha antes de criá-la, você pode ver como se faz clicando aqui.

E por fim, basta finalizar a criação da campanha, clicando no botão Criar campanha;

E pronto! Suas mensagens irão começar a enviar de acordo com o dia/horário configurado na campanha.

Após criada, você pode acompanhar a performance das suas campanhas na mesma tela.

É importante que você acompanhe seus indicadores e faça os ajustes necessários nas campanhas para melhorar a taxa de conversão.


Extra - Envio Teste da campanha;

Após o clique no botão -> Testar, vai aparecer a tela abaixo;

  1. Selecione o cliente que deseja enviar o teste (Indicamos ser você mesmo);

  2. O número será preenchido de forma automática, mas caso precise, você pode adicionar o número que desejar;

  3. Selecione de qual WhatsApp deseja que a campanha seja enviada;

  4. Clique no botão enviar;

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