Visão Geral: O que são Campanhas via RCS?
RCS é a evolução moderna do SMS, oferecendo mídia nativa (imagens, vídeo, botões interativos, carrossel) e maior poder de conversão. Diferentemente do SMS, não requer apps adicionais — funciona no app nativo de mensagens no Android e, a partir do iOS 18/2025, também no iPhone, sem instalar nada.
Por que RCS é uma Reviravolta para Restaurantes & Delivery?
Superengajamento com experiência multimídia
O RCS transforma campanhas em experiências interativas, com imagens do cardápio e botões de “Quero agora”, por exemplo.
Mensagens com carrinho interativo geram até +50% a mais de conversão que SMS puro.
🚀 Passo-a-passo: Criando uma Campanha com RCS
Acesse o módulo Campanhas no painel de Marketing, depois Nova campanha
Escolha o canal de comunicação RCS
Caso seja a primeira vez que esteja fazendo uma campanha via RCS, vamos precisar solicitar a criação de um Agente RCS a partir de um formulário. Clique em Comece a usar
Após o preenchimento, vamos precisar aguardar a aprovação e criação desse agente.
Caso precise de ajuda para requisitar um agente RCS, confira nosso artigo de como preencher a solicitação.
Com o agente criado, vamos construir nossa campanha.
Informe o nome da campanha, em seguida no botão agendamento escolha a data de início e os dias e horários que os envios acontecerão.
Você também pode escolher ou criar um cupom para enriquecer essa campanha.
Depois selecione sua audiência, que pode ser segmentações de clientes bem específicas ou leads.
Para se aprofundar sobre Agendamento, Cupons e Audiência, veja o artigo Campanhas.
Agora é hora de fazer o anúncio elaborando um criativo, com sua copy e imagens. Clique em Definir criativo para anúncio
É só avançar, definir um limite máximo de envios e clicar em Criar campanha.
É importante que você acompanhe seus indicadores e faça os ajustes necessários para melhorar a taxa de conversão.